Correio Popular Notícia



SAÚDE
Campanha contra o câncer quer atingir duas mil mulheres

Data da notícia: 12/11/2012
Foto:

(Da Redação) Uma campanha desencadeada pela Prefeitura de Ji-Paraná, através da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), visa alertar as mulheres para a importância da realização do exame preventivo contra o câncer do colo de útero. Por meio da campanha, a secretaria de Saúde pretende aumentar significativamente a realização dos exames, que já é feito gratuitamente no Centro de Saúde da Mulher, Ceci Cunha.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121113-152.jpg[/IMG] Para isso, está sendo promovido desde o último sábado, mutirões em todas a UBS (Unidades Basícas de Saúde) para a coleta do material necessário para o exame, conhecido como Papanicolau. Conforme a diretora da Divisão de Programas Estratégicos da Semusa, Franciele Antunes, a meta do município é chegar a aproximadamente dois mil exames durante este ano. Até o momento, foram realizados pela rede municipal de saúde mais de 500 exames, número considerado baixo. ?Muitas mulheres agendam o exame, mas acabam não comparecendo para fazer a coleta?, adverte.
As mulheres, entre 25 e 64 anos, devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde em Ji-Paraná, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas para coletar o exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido também como Papanicolaou. A Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, com o tema ?Um Cuidado para toda a Vida?, esta sendo realizada pela Semusa desde o último sábado (10) e encerrará na próxima quarta-feira (14).
Segundo Franciele Antunes, o objetivo desta campanha é intensificar a coleta do exame preventivo. ?Para fazer o exame, a mulher deve levar o Cartão do SUS, CPF e Carteira de Identidade?, informou a diretora.
Devem fazer o exame, segundo o Ministério da Saúde, todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo. O cuidado que a mulher deve ter antes de fazer o exame são os seguintes: não estar menstruada, nos dois dias anteriores ao exame não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais. ?O Papanicolaou é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%?, finalizou Franciele Antunes. Com informações da Semusa ? Assessoria.



Fonte:






Noticia vista 1522 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.